Aprendizagem pelas consequências - O controle aversivo
O comportamento operante é todo aquele que produz modificações no ambiente e é afetado por essas modificações que produziu.
Por exemplo: ultrapassar o limite de velocidade (operante) produz uma multa (consequência). A multa vai fazer com que a pessoa dirija mais devagar.
O controle aversivo pode ser definido como o controle do comportamento por contingências de reforçamento negativo, punição positiva e punição negativa.
Exemplo: lavar a louça enquanto a mãe está reclamando faz com que ela pare de reclamar (reforço negativo), estacionar em local proibido gera uma multa (punição positiva), e ficar fazendo bagunça na sala faz com que sejam perdidos pontos de comportamento (reforço negativo).
Na linguagem do analista do comportamento, a palavra controle significa que a probabilidade de ocorrência do comportamento depende das modificações que ele causa no ambiente.
Portanto, se uma determinada consequência muda a probabilidade de ocorrência de um comportamento, dizemos que ela controla o comportamento que a produz.
Por exemplo: se pedir para um colega pagar um lanche fizer o colega pagar o lanche, então a probabilidade de pedir novamente para o colega pagar um lanche é aumentada.
O nosso cotidiano possui diversas contingências de controle aversivo do comportamento. Essas contingências (se..., então...) acontecem tão naturalmente que nem nos damos conta delas.
Um exemplo pode ser parar e olhar antes de atravessar a rua para não ser atropelado.
Portanto, o controle aversivo é sempre aquele que controla o comportamento através de reforço negativo, punição positiva e punição negativa.
O reforço negativo é sempre uma consequência que aumenta a probabilidade de uma resposta a partir da retirada de algo.
A punição positiva é sempre uma consequência que reduz a probabilidade de uma resposta a partir do acréscimo de algo.
Já a punição positiva é sempre uma consequência que reduz a probabilidade de uma resposta a partir da retirada de algo.
Os comportamentos dos organismos podem também ser considerados como comportamento de fuga e comportamento de esquiva.
Devemos considerar que um comportamento é uma fuga (comportamento de fuga) no momento em que determinado estímulo aversivo está presente no ambiente e esse comportamento o retira do ambiente.
Por exemplo, um fóbico social ao sair mais cedo de uma festa está adotando um comportamento de fuga.
Já a esquiva é um comportamento que evita ou então atrasa o contato com um estímulo aversivo. Nesse caso, ele ocorre quando um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente que circunda o organismo.
Por exemplo, um fóbico social que evita ir a uma festa está adotando um comportamento de esquiva.
No controle aversivo há um fenômeno chamado de recuperação da resposta após a suspensão da contingência punitiva.
Um exemplo pode ser uma criança pegar brigadeiro da mesa de aniversário enquanto ninguém estiver olhando. A presença de um adulto funcionaria como uma contingência punitiva ao operante "pegar brigadeiro", porém da ausência do adulto, a criança pode sorrateiramente pegar o doce sem ser punida.
A extinção é algo que ocorre quando um comportamento que produzia uma consequência reforçadora, por algum motivo, para de gerar essa consequência reforçadora.
Por exemplo: o aluno pressionava o botão do bebedouro (operante) e era reforçado pela água (consequência). Se o bebedouro estragar, o operante (pressionar o botão do bebedouro) não será reforçado, e em consequência ele será extinto.
A punição pode ter como consequência também, a supressão de outros comportamentos além do punido.
Um exemplo pode ser uma criança chuta para longe do gol e é censurada pelo pai (punida) pela falta de mira. Consequentemente ela pode não quer mais jogar. Nesse caso o comportamento punido foi a falta de mira, mas acabou-se punindo também o comportamento de jogar.
Outro exemplo pode ser um aluno que responde algo errado em sala. Quando o professor diz que a resposta está errada, está corretamente punindo o comportamento não desejado. Porém essa punição pode também suprimir outros comportamentos, como o aluno não tentar mais responder nada.
O contracontrole é um mecanismo que o organismo utiliza para evitar a punição.
Um exemplo pode ser o aluno só conversar quando o professor não estiver olhando. Dessa forma, ele esquiva-se da punição.
Ou então reduzir a velocidade do automóvel somente no redutor, e aumentar logo em seguida, dessa forma evitando a multa mas não suprimindo o comportamento "dirigir acima do limite".
RESUMO
Controle aversivo
Descrição
O controle do comportamento por contingências de reforçamento negativo, punição positiva e punição negativa.
Estímulo aversivo
Descrição
Um estímulo que aumenta a frequência do comportamento que o retirou. Ou então, um estímulo cuja adição reduz a frequência do comportamento que o produziu.
Exemplo
Uma nota zero tem o poder de suprimir o comportamento de colar na prova.
Respostas incompatíveis
Descrição
É um comportamento que reduz a chance de emissão de um comportamento que foi punido anteriorente.
Exemplo
Uma pessoa que estourou o cartão no shopping, pode deixar o cartão em casa quando for novamente ao shopping.
Contracontrole
Descrição
Um comportamento que evita o controle aversivo que é administrado por um agente controlador
Exemplo
Mentir para a namorada dizendo que estou até tarde na noite anterior, enquanto estava em outras atividades.
Retirado de: MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Aprendizagem pelas consequências: o reforçamento. In: MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios básicos de análise do comportamento. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. Cap. 4.
EXERCÍCIOS
01 - Defina controle aversivo.
02 - Defina comportamento operante.
03 - No linguajar do analista do comportamento, o que significa o termo controle?
04 - Cite um exemplo de contingência de controle aversivo do comportamento que acontecem no cotidiano.
05 - Cite um exemplo de reforçador negativo.
06 - Cite um exemplo de consequência punitiva positiva.
07 - Cite um exemplo de consequência punitiva negativa.
08 - Diferencie comportamento de fuga e comportamento de esquiva.
09 - Defina punição.
10 - Diferencie punição positiva de punição negativa.
11 - Cite um exemplo de recuperação da resposta após a suspensão da contingência punitiva.
12 - Defina extinção.
13 - Cite um exemplo de supressão de outros comportamentos além do punido.
14 - Cite um exemplo de contracontrole.
15 - Cite um exemplo de punição positiva.